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Os efeitos da atividade física na prevenção do câncer de mama

Tiago Pereira Duarte | Sabrina Colpani

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A atividade física é primordial para o ser humano. O sedentarismo, a preguiça e o “deixa pra depois” podem trazer sérias consequências para sua saúde

As atividades físicas influenciam diretamente na preservação da sua saúde. Aumenta o bem estar e caracteriza a verdadeira boa qualidade de vida. Contribui para o equilíbrio do metabolismo e conseqüentemente reduz os riscos de surgimento das doenças crônicas. Os exercícios se mostram como uma importante ferramenta no controle do peso, na regulação de hormônios endógenos, na melhora da captação e aproveitamento de energia, dentre outros benefícios.
A combinação desastrosa do sedentarismo com o excesso de peso (massa gorda), por exemplo, gera alterações fisiológicas do tipo formação de radicais livres com danos oxidativos, redução da capacidade de reparo do DNA, modificação das atividades de enzimas carcinógenas, aumento do refluxo gástrico e do trânsito gastrintestinal com maior exposição da mucosa à ácidos, aumento da possibilidade de desenvolvimento de resistência à insulina e ou alterações no equilíbrio hormonal endógeno. Melhor se movimentar.
Nas mulheres, principalmente após a menopausa, a elevada concentração de gordura e de insulina contribui para o risco de câncer de mama e no endométrio. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada. É fator de risco para esse tipo de tumor, assim como também é a exposição a radiações ionizantes em idades inferiores aos 35 anos.

Qual é a atividade física mais indicada e por quantas vezes na semana devo praticar?
Qualquer atividade física é indicada. Àquela que lhe faz sentir-se bem. Deve ser praticada diariamente, por pelo menos uma hora. Dentre as opções, apresentamos algumas modalidades esportivas e os respectivos benefícios - para a mulher, mais especificamente.

Pilates
O Pilates é uma modalidade de condicionamento físico geral, auxilia no fortalecimento muscular, no aumento da densidade óssea, do equilíbrio, flexibilidade, coordenação, da concentração e respiração.
O método esta ancorado em um trabalho de reeducação postural e de movimento, dando ênfase na postura, ativação e fortalecimento dos músculos profundos, além de uma respiração eficiente e fluída.
A estrutura de uma aula de Pilates passa pelo trabalho de mobilidade articular, organização e controle da cintura escapular e pélvica, além do fortalecimento de todos os músculos do corpo.
É uma atividade excelente para redução do percentual de gordura (emagrecimento) e aumento do tônus muscular e força.



Musculação
Musculação é um termo popular usado para se referir à prática de Treinamento Resistido. Tem como objetivo trabalhar principalmente a musculatura esquelética através de uma contra resistência a ser praticada com halteres, equipamentos diversos ou gravidade (quando utilizado apenas o peso corporal).
O treinamento resistido apresenta como suas características a hipertrofia muscular, a força pura, potência muscular e resistência muscular localizada.
Os principais benefícios são o emagrecimento, aumento da massa muscular com diminuição da massa gorda. Melhora das atividades diárias no trabalho, idosos com melhor locomoção. Melhora o aspecto cognitivo, postural, melhora a produção de endorfina, GH, testosterona, progesterona. Melhora do sono, das reabilitações. Pode prevenir o stress, a osteoporose, a artrite, artrose, diabetes, hipertensão e outras.

Treinamento Funcional
Tem como propósito realizar o trabalho no corpo de forma integrada - não isolada como nos treinamentos tradicionais. Ou seja, para a produção de um movimento específico, seja ele para as atividades diárias ou para atividades esportivas, serão envolvidos os vários músculos existentes na região - cada um com a sua função diferenciada, principalmente a região do CORE (musculaturas da região entre tronco e pelve). Além de conseguir os benefícios do treino tradicional da musculação ocorre o desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal, a melhoria da postura, do equilíbrio muscular, a diminuição da incidência de lesão, a melhora do desempenho atlético, da estabilidade articular da coluna vertebral, o aumento da eficiência dos movimentos, a melhora do equilíbrio estático e dinâmico, da força, da coordenação motora, da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular), melhora da lateralidade corporal, da flexibilidade, da propriocepção e da eficiência nas atividades diárias e ou esportivas.
O treinamento funcional não tem contra indicações. Pode ser praticado por qualquer pessoa - crianças, adolescentes, adultos e idosos. É um método indicado para àqueles que preferem um treinamento mais dinâmico, saindo da rotina dos treinos tradicionais.

Jump
Excelente opção para redução da gordura corporal e condicionamento cardiovascular-respiratório. Modalidade predominantemente aeróbia que atua sobre os músculos dos membros inferio-res e abdômen. Aula dinâmica e divertida, aulas coreografadas com diversos ritmos e estilos. Melhora o condicionamento cardiovascular e a força dos músculos dos membros inferiores. Ativa o emagrecimento, alivia o stress, melhora a coordenação motora e o equilíbrio. Tem impacto reduzido e baixo risco de lesão.

Ciclismo indoor
O ciclismo indoor é uma modalidade predominantemente aeróbia, criada para simular condições de treinamento outdoor. É uma aula dinâmica com níveis de intensidade que variam de acordo com a proposta da aula (subidas, descidas, terrenos planos e sprint).
Os músculos das pernas, coxas, glúteos e abdômen são os mais solicitados na aula.
Entre os principais benefícios destaca-se o gasto calórico e consequentemente a redução no percentual de gordura. Aumento da capacidade cardiovascular e respiratória, força nos membros inferiores, tonificação das pernas e redução dos níveis de stress.

Zumba
Zumba é um programa de treinamento que mistura ritmos latinos com dança divertida e que promove a integração dos participantes. De fácil execução, sem seguir aquelas coreografias sistemáticas e difíceis, permite a participação de todos.
A Zumba é uma modalidade predominantemente aeróbia e auxilia na redução do percentual de gordura (emagrecimento), melhora a coordenação motora e agilidade. Reduz o stress, aumenta a capacidade cardiovascular e respiratória além de fortalecer os músculos das pernas, coxas, glúteo e abdômen.

Ginástica Localizada
A ginástica localizada tem como finalidade trabalhar séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos. Atividade assistida que auxilia na melhora desses grupos musculares. A aula de ginástica apresenta características aeróbicas e anaeróbicas. Proporciona a melhora do tônus muscular (glúteos, abdômen, coxas e membros superiores) e dá condicionamento físico.

Com certeza podemos reconhecer a eficiência e a eficácia de todas as atividades físicas abordadas no viril combate e na prevenção do câncer de mama. Vale ressaltar a importância do acompanhamento de um especialista para cada caso. Caberá a ele estabelecer qual o melhor método de treinamento, avaliar e considerar a individualidade biológica de cada um, o objetivo, o histórico de treinamentos já realizados, possíveis condições patológicas, se faz uso de medicamentos e como vai sua saúde. É importante também atentar para o histórico da academia, do espaço de treinamento escolhido, sobre a competência e currículo dos profissionais envolvidos no seu programa de treinamento, de forma a potencializar os resultados com mais segurança e tranquilidade.




Tiago Pereira Duarte
CREF. 079813-G/SP
Educador Físico da Academia Body Fit



Sabrina Colpani
CREF. 079851-G/SP
Educadora Física da Academia Body Fit