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Treinamento funcional: você já ouviu falar?

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Então prepare-se para saltar, arremessar, correr, agachar, levantar, empurrar e equilibrar-se.

Experimente utilizar o seu corpo do modo mais completo possível. Este é o lema do Treinamento Funcional. Esqueça a monotonia dos treinos clássicos das academias. Variedade, portanto, é a palavra que melhor define este tipo de modalidade, focada na plenitude das capacidades e habilidades físicas mesclando a instabilidade e solicitação do CORE – músculos abdominais e lombar. O treinamento funcional se fundamenta numa técnica holística. Recentemente fora difundida quando utilizada e apresentada no programa de televisão do Fantástico, da Rede Globo – o Medida Certa. 

Em média se gasta de 600 calorias por aula! Imagine! Os músculos que compõem o CORE são importantíssimos no controle dos movimentos do tronco e na manutenção da postura, proporcionando uma adequada produção, transferência e controle de força. Trabalha-se diretamente os principais músculos - os transversos do abdome, os oblíquos, o períneo, os multífidos - além dos músculos dos glúteos e os flexores de quadril. O Treinamento Funcional é um método de treinamento de força que baseia no princípio da instabilidade mecânica – a qual gera estímulos na musculatura que é responsável pela postura e equilíbrio do indivíduo. É um modelo inovador que tem o objetivo de melhorar as capacidades físicas.

O Treinamento Funcional pode ser praticado por todas as pessoas, de crianças a idosos. São aulas desenvolvidas de acordo com os objetivos e necessidades de cada pessoa. Adéqua-se a diversos esportes dada a capacidade de melhorar o rendimento na modalidade esportiva que se pratica. Por exemplo, para àqueles que jogam futebol haverá diversos trabalhos que envolvem cabeceio, desvios, dribles, propriocepção, etc. Pode melhorar a capacidade para a dança, lutas, ginástica e outras modalidades de atividade corpórea. Fundada nos princípios básicos do treinamento desportivo apresenta uma grande variedade de movimentos que ajudam o corredor em seu desempenho e no evitar lesões.
É indicado para melhorar a qualidade de vida e para àquele que quer melhorar um condicionamento físico específico para uma modalidade esportiva. Cabe para o mais idoso, cabe para o super atleta. Os treinos são montados de modo à sempre desafiar o aluno.

Propriocepção é a sensibilidade de cada parte do próprio corpo (dos ossos, articulações, músculos e dos tendões). A propriocepção é também conhecida por cinestesia - que é a capacidade de orientação espacial do corpo. Exercícios de propriocepção trabalham a consciência corporal, sendo por isso muito importante na ativação do envio de informações ao cérebro sobre o posicionamento corporal para execução e controle de movimentos – algo como a melhora do controle cerebral sobre o movimento.
Em nosso estúdio trabalhamos até com dois alunos por hora aula, proporcionando orientação direta e segura.

O que é usado no Treinamento Funcional?
São cones, halteres, camas elásticas, bosu ball, therabands, escada de coordenação, slider, cordas, barreiras, esteira, bicicleta, saco de pancadas, luvas de boxe e de karate, bulgarian bag, roda de exercícios, medicine ball (bolas de peso), bolas suíças, anilhas, barras, tornozelerias, step, Kettlebell entre diversos outros acessórios. Os treinos focam no princípio da especificidade, ou seja, a planilha de treinamento é montada de acordo com os objetivos e necessidades do aluno.

 

Conheça alguns acessórios usados


BULGARIAN BAG


É uma bolsa em formato de cangaia, preenchida com areia, o que proporciona diferentes pesos. Ela permite a execução de diversos exercícios de braços, pernas, abdome, core, por intermédio de movimentos estáticos e/ou dinâmicos.


ESCADA DE COORDENAÇÃO

É como uma escada colocada no chão feita de tiras de nylon de alta resistência e corpo de plástico dobrável. Além de trabalhar a coordenação motora, melhora agilidade, velocidade, lateralidade, explosão. Trabalho global do corpo.


KETTLEBELL


É uma chaleira sino em formato de uma bola de ferro fundido com uma alça. Devido seu formato e s diversos pesos existentes, que permite a execução de diversos movimentos , desde os mais simples até os mais difíceis. Trabalho global. 


MEDICINE BALL


Bola de peso usada para trabalhos de coordenação, força, potência, agilidade. Trabalho global.


SLIDE

É um acessório usado por patinadores, tem cerca de 0,58 cm de largura x 2,20 m de comprimento, e sua superfície é lisa. Simula os movimentos da patinação. Trabalho cardiovascular e de membros inferiores. Também pode ser focado para resistência de braços e abdome.

BENEFÍCIOS
Alguns dos benefícios do treinamento funcional são:

• Fortalecimento muscular;
• Ganho de massa muscular;
• Perda de massa gorda;
• Aumento da agilidade e flexibilidade;
• Prevenção de lesões;
• Melhora da qualidade de vida.



A idéia central do Treinamento Funcional é estimular, de forma integrada, diversas qualidades físicas (flexibilidade, equilíbrio, força, resistência, coordenação, agilidade, velocidade e mobilidade). Vários dos objetivos do Treinamento Funcional representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano - empurrar, puxar, agachar, girar e lançar.
O grande barato é que essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço nas academias e studio do profissional personal pelo país. Muitos dos alunos freqüentes fazem ao menos uma aula na semana. São vários os motivos que levam as pessoas ao treinamento funcional. Os exercícios trabalham os músculos do corpo como um todo (não isoladamente, como faz a musculação) e resulta em avanços mais rápidos como corpo definido e alongado ao invés de hipertrofiado, como acontece com a musculação. Fator este que especialmente as mulheres gostam bastante. Também existe o fato de que uma aula funcional, que dura aproximadamente sessenta minutos, trabalha de uma única vez atributos como força, equilíbrio, agilidade e capacidade cardiorrespiratória - entre outras coisas. Faz com que você não precise passar horas na academia para trabalhar tudo isso. Por causa desse trabalho em “todas” as musculaturas do organismo, ocorre conjuntamente um aprimoramento do mecanismo metabólico resultando em um maior gasto calórico durante e após a sessão de treinamento. Para quem leva a vida agitada da cidade, esse é um diferencial e tanto. Há quem aposte que o Treinamento Funcional seja o primeiro passo para o fim da academia como conhecemos hoje - cheia de aparelhos e pouco espaço para os alunos se movimentarem naturalmente – o que vai demandar reformas para ampliar espaço físico e abrir lugares para novas salas de treino funcional.
Venha conhecer este jeito desafiador e personalizado de praticar exercícios físicos com qualidade! O Treinamento Funcional não é novidade. Se olhar bem para ele verá que se assemelha em muito a uma aula de educação física dos tempos de escola.



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