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Dicas saudáveis para a melhor idade

Lygia Rangel Marcondes

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O leite de soja light faz bem?
O consumo diário de 1 litro de leite de soja light industrializado reduz o colesterol ruim (LDL) em cerca de 6% e aumenta o colesterol bom (HDL) em 10%.

O peixe é um bom alimento?
Sim. O peixe oferece grande quantidade de proteína e de Ômega 3, tipo de gordura que contribui para a redução de colesterol e da pressão arterial. Deve ser consumido pelo menos duas vezes por semana.

Porque empregar semente de linhaça na dieta do idoso?
A semente de linhaça é rica em Ômega 3, fonte de ácidos graxos, que protege a membrana celular, e rica também em lignina que dilui as substâncias que podem proporcionar câncer no intestino.

Qual o benefício da utilização do mel como adoçante?
Trocar açúcar por colheradas de mel é uma boa maneira de cuidar da saúde. Ele é rico em polifenóis - antioxidante também encontrado no chá, nas frutas e nos legumes - que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Qual o papel do licopeno?
O licopeno, substância que dá cor vermelha às frutas e legumes, como na goiaba e no tomate, atua no combate a doenças degenerativas - como o câncer.

Uma nutrição adequada colabora com um envelhecimento mais 
saudável. Para os indivíduos que visam qualidade de vida é 
importante atentar-se ao consumo de uma dieta equilibrada, ingerindo 
as doses diárias recomendadas de cada um dos nutrientes.

Como agir com a refeição do idoso?
Ao alimentar o idoso tenha horários fixos, um ambiente tranqüilo e muita calma. O idoso deverá estar sentado confortavelmente para receber a alimentação, livre de ruídos por perto, num ambiente prazeroso. Jamais ofereça alimentos quando ele estiver deitado, o que pode causar engasgamento. Deve-se estimular os idosos que se alimentam sozinhos para que continuem assim, independente da demora. O uso de baixelas térmicas mantém o alimento aquecido por mais tempo.

 

Lygia Rangel Marcondes - CRN 4109
Nutricionista


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