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Alimentos que protegem

Camila Guimarães Pupo

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GOJIBERRY

 

Originária da China e do Tibete, esta fruta é rica em carotenóides, contém 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja, possui vitaminas B1, B2 e B6, e ainda contém grande quantidade de fitonutrientes, chamados betaína e germânio, minerais altamente anticancerígenos.

Devido às suas propriedades antioxidantes, é utilizada na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, do sistema neurológico e imunológico. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

ARROZ INTEGRAL

O arroz integral oferece diversas vantagens em relação ao branco, sendo principalmente a maior oferta de fibras (facilitando indiretamente a perda de absorção de gorduras e melhorando o funcionamento do intestino) e as quantidades elevadas de vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais.

CHIA

Rica em antioxidantes, ômega 3, cálcio, ferro, fibras e proteínas de alto valor biológico (possuem todos os aminoácidos essenciais), a chia é um grande aliado à saúde. As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com algum líquido, a chia vira um gel que ‘incha’ no estômago, retardando a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. Além de auxiliar no bom funcionamento do intestino e no equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicérides.


CHÁ VERDE

O chá verde (extraído da Camellia sinensis) tem origem milenar e há algum tempo vem aparecendo em diversos estudos como um potente aliado da saúde, tanto pelos benefícios ao organismo gerado por suas substâncias antioxidantes, tanto por sua influência na aceleração metabólica e conseqüente aumento na “queima” de gordura corporal. A dosagem indicada varia de pessoa para pessoa e é importante lembrar que ele não faz milagre, é apenas mais um auxílio para a saúde e boa forma.
OBS: Hipertensos e gestantes não devem consumi-lo sem o acompanhamento de um nutricionista.




QUINUA e AMARANTO

Ricos em proteínas de alto valor biológico, carboidrato de baixo índice glicêmico, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. Ideal para praticantes de atividade física, pois auxilia no aumento da massa muscular, e para pessoas vegetarianas, devido à distribuição de aminoácidos essenciais. Também auxiliam no controle dos níveis de colesterol e glicemia.


Camila Guimarães Pupo
CRN 27105
Nutricionista Clínica e Esportiva