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Comer frutas e verduras também melhora o bem estar mental

Saladaria

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Um estudo desenvolvido pela Warwick Medical School, no Reino Unido, descobriu que quem come muitas frutas e vegetais acaba por aumentar a satisfação com a vida, aumentar o bem estar mental e a multiplicar a felicidade.

Os resultados serão publicados essa semana no Social Indicators Research.
Os pesquisadores colheram informações sobre os hábitos alimentares de 80 mil homens e mulheres na Grã-Bretanha, que responderam perguntas sobre o consumo diário de frutas e vegetais, a rotina de exercício físico, a situação no emprego e a incidência de hábitos como beber e fumar. Além disso, os pesquisadores preencheram com notas entre 01 e 10 para mensurar os níveis de satisfação com a vida, do bem estar mental, da felicidade, do nervosismo e da autoestima.
Analisados os resultados, os cientistas verificaram que quem comia cerca de sete porções de frutas e vegetais por dia eram três vezes mais satisfeitos com a própria vida, se comparado com aqueles que comiam menos. Quanto menos desses alimentos os indivíduos comiam, menos satisfeitos eles eram. O grupo que praticava sete porções ou mais foi o que atingiu o pico de felicidade. Os pesquisadores não fizeram distinção entre os tipos de frutas e ou vegetais.
Os pesquisadores afirmam que os resultados se deram como já eram esperados, uma vez que o consumo de frutas e verduras tem sido relacionado em diversos estudos acadêmicos apresentando muitos benefícios. Menor risco de doença cardíaca e ou câncer e excelente auxílio no controle do peso e da pressão arterial são alguns deles. Nitidamente para os autores da pesquisa as vitaminas e outros nutrientes presentes nas frutas ajudam o organismo a funcionar melhor influenciando diretamente as funções cognitivas e demais áreas do cérebro que são responsáveis por combater o tal do mau humor.

Inclua mais frutas e verduras na dieta com esses hábitos
Fontes de vitaminas e minerais, os vegetais e frutas deveriam ser consumidos todos os dias em pelo menos cinco porções. Se essa regra ainda não faz parte da sua rotina, preste atenção às dicas das nutricionistas que anotamos.

Peça suco
A maioria dos restaurantes já oferece opções de sucos naturais no cardápio. Por outro lado, não pense que beber suco é alternativo ao consumo de alimento sólido. A bebida é muito mais calórica - por utilizar muitas frutas para se fazer um copo - e você não acaba por não aproveitar as fibras presentes no bagaço e ou na casca.

Carregue na bolsa para o lanche
"Transportar frutas ou pequenos legumes para o trabalho deve ser encarado como um ato de cuidado com a saúde e com o corpo e não como um fardo ou sacrifício", aponta Amanda Epifanio Pereira, do CITEN. Para o transporte dessas frutas existem no mercado desde potinhos plásticos até recipientes no formato da fruta. Na ausência de potinho protetor, invista na maçã ou nas cenouras do tipo mini, que são muito resistentes aos apertos.

Crie vitaminas
Quanto maior a variedade, melhor. Não tenha medo de criar combinações e misturar sabores. O único problema é que o alimento perde parte de suas fibras ao ser batido no liquidificador. Fique atento também para não deixar a bebida muito tempo parada. Ela deve ser consumida imediatamente após o preparo.

Faça combinações
Tem quem diga que as saladas e frutas não têm gosto. Contra isso, uma dica é combiná-las com alimentos que você gosta de comer - o frango desfiado, atum, ovo, queijo branco, peito de peru e salmão. Segundo a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, são opções gostosas que deixam a refeição mais completa. Nozes, castanhas, sementes de gergelim, ervilha, grão de bico e soja podem entrar na rica mistura.

Inove no preparo
Alguns legumes apetecem mais quando cozidos ou refogados. Pense nisso antes de decidir o que vai ser servido na salada – se cru ou cozido. "Mas não vale adicionar manteiga ou óleo demais no preparo", afirma a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria. E só para dar o gostinho!


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